Participe da Comunidade Fabapp

Assim como você, milhares de pessoas já se aventuraram a criar um app com a gente!
Acompanhe diariamente nossas novidades e conteúdos que te ajudarão a criar um aplicativo incrível :)

Perguntas frequentes

Como criar um aplicativo gratuito?
Com o criador de app da Fábrica de Aplicativos, você começa seu projeto gratuitamente. Nossa plataforma têm diversos recursos e funcionalidades sem nenhum custo para você iniciar seu projeto. Sua ideia pode ganhar forma com um aplicativo feito em nosso editor e quando estiver pronta para ser publicada nas lojas de aplicativos ou com um Web App Progressivo (PWA) e começar a crescer, você procura nossas assinaturas.
Quais os primeiros passos para criar um app?
1) Estabeleça um problema que você quer resolver ou uma situação que quer melhorar. Coloque essa sua ideia no centro do projeto e então faça um aplicativo;

2) Teste a sua proposta. Ou seja, veja se pessoas tem interesse em usar seu aplicativo para resolver o problema proposto. Aqui você também pode procurar outros apps que fazem a mesma coisa ou algo parecido com o seu. Identificar pontos fortes e fracos do seu negócio e dos concorrentes também deve ser feito neste momento;

3) Mentalize e desenhe o seu aplicativo. Pense em quais funcionalidades, ações ou tarefas o seu app precisa executar para resolver o problema dos seus clientes. Proponha uma sequência lógica para uma pessoa que acessa o seu aplicativo pela primeira vez ter uma boa experiência de uso. 4) Proponha o design do seu app. As cores, a disposição das informações nas telas, que tipo de informação deve estar em cada parte para que o cliente tenha acesso rápido, fácil e eficiente.

5) Preencha com conteúdo relevante para seus clientes. Tudo para que as pessoas que entrarem no seu aplicativo entendam qual a sua proposta e como elas vão resolver o problema delas usando a sua tecnologia.

6) Crie um PWA e coloque para testar. Publique seu aplicativo como uma página web que é adequada para celulares e smartphones. Com a Fabapp, você faz um PWA para testar sua ideia sem problemas e de graça!

7) Publique na loja Google Store. Para celulares com sistema operacional Android, é recomendável que você tenha seu app publicado lá.

8) Publique na loja Apple Store. Os dispositivos da Apple, como iPhone funcionam com o sistema iOS e os aplicativos nativos funcionam neste contexto. Com a Fabapp, você tem assessoria completa para publicar na App Store;

9) Ganhe dinheiro com seu aplicativo. Identifique o principal serviço para você cobrar de seus clientes. Receitas adicionais são bem-vindas, como por exemplo adicionar anúncios de outras marcas no seu app.
Como criar um aplicativo profissional?
Primeiro, Você vai precisar de um painel administrativo para atualizar os conteúdos e comandar as ações para seus usuários e clientes. Segundo, você deve ter um aplicativo capaz de atender às necessidades dos clientes, que possa crescer à medida que a procura aumenta e armazenar as informações dos usuários para ter conteúdos e ofertas relevantes. Ainda, é interessante adicionar funcionalidades que aumentem seu alcance e interação com seus usuários, para aumentar a recorrência de uso. Por fim, deve sempre manter o conteúdo do seu aplicativo atualizado.
Como publicar meu app na Google Play?
É necessário começar criando sua conta de desenvolvedor no Google Play Developer Console. A taxa de abertura da conta tem o custo de $ 25 (dólares), valor cobrado pela própria Google. Esse valor só precisa ser pago para abrir a conta, é uma taxa única, não tem renovação. Depois, para ter acesso ao arquivo que possibilita a publicação do seu app na loja da Google (arquivo APK), é necessário ter assinatura de plano na Fabapp, bem como sincronizar seu app ao Firebase Google. Feito o download do apk, você terá 5 passos que precisam ser preenchidos: Versões de apps, detalhes do app, classificação de conteúdo, conteúdo interno, preços e distribuição. Ao final de todo esse processo, a Google demora algumas horas para disponibilizar o seu app na loja. Você pode acompanhar o processo na página de desenvolvedor.
Como publicar meu app na Apple Store?
Primeiro, você precisa ter uma conta de desenvolvedor com a Apple. Para isso, você precisa ter um cartão internacional e pagar a taxa anual de U$ 99,00 (noventa e nove dólares) diretamente para a empresa. Depois, deve ter um dispositivo da Apple para a autenticação de dois fatores. Você deve ler todas as políticas de desenvolvimento e publicação de aplicativos que a Apple disponibiliza. Depois, precisa sincronizar o Firebase no iOS (sistema operacional dos celulares e dispositivos móveis da Apple), Na sequência, vai precisar do Team Name e Team ID fornecidos pela Apple e acessar a publicação por meio de uma senha específica. Logo vai precisar enviar as imagens do logo do seu app e da tela inicial.
Como ganhar dinheiro com meu app?
Você pode oferecer espaços publicitários no seu aplicativo, para que outras empresas anunciem aos seus usuários e clientes. Também pode oferecer produtos e serviços que seus clientes valorizem. Lembre-se de atrair seus clientes com promoções e ofertas chamativas e que realmente vão brilhar os olhos de quem vir. Envie mensagens e engaje seus clientes (com Notificações Push, por exemplo), fazendo com que seus clientes acessem seu aplicativo constantemente. Pode tentar cobrar o download que seus usuários fizerem nas lojas (Google e Apple), desde que seu serviço seja relevante e só seja obtido pelo app. Por fim, pode tentar implementar um sistema de fidelidade para que seus clientes se tornem leais ao usar seu app para consumir algum produto ou serviço. Você pode reduzir o tempo que seus usuários demoram para voltar ao seu aplicativo.