Google Analytics

Olá pessoal! Hoje falaremos sobre o Google Analytics. Essa ferramenta gratuita e genial do Google, oferece alguns serviços, como: Medir as visitas da página, visitantes únicos, tempo no site, páginas/ conteúdo visto, taxa de rejeição, palavras chaves e muito mais! Ou seja, com ela você poderá saber exatamente quantas pessoas estão no seu aplicativo, quantas visitaram, quanto tempo elas ficaram no seu app, entre muitas outras coisas.

Você pode até pensar que não é “grande coisa”, mas vamos pensar nesse exemplo: Um canal de TV tem muita audiência em determinado horário. Eles mudam a grade de programas da emissora, e acabam trocando o programa que apresentava uma alta audiência nesse mesmo horário. Como um relâmpago no céu, imediatamente a audiência despenca. Como eles descobriram? Analisando a quantidade de pessoas que estavam naquele horário com suas TVs ligadas. Com essa análise, eles poderão mudar o programa de horário, procurar entender o porque desta situação estar acontecendo, testar novas maneiras de aumentar a audiência nesse horário, enfim poderão tomar decisões que de fato melhorem os números da mesma.

Google Analytics

Página do Analytics na Web.

Do mesmo modo com o Analytics, você poderá medir o impacto da sua comunicação, do visual, da informação disponibilizada no aplicativo, e saber se de fato está sendo efetiva, ou não. Entender também se as pessoas estão interessadas no que você está oferecendo no aplicativo, pode ajudar na tomada de decisões futuras. Dentro de todas as funcionalidades e possibilidades dentro do Analytics, algumas delas como mencionadas anteriormente, são:

Tempo no site: Nem sempre pouco tem significa de fato uma coisa ruim. Em sites ou aplicativos de busca rápida, por exemplo, um tempo longo do usuário na página não é algo muito bom. É importante sempre analisar os dados como um todo e não isoladamente.

Taxa de rejeição: Essa funcionalidade é uma das mais importantes e se conjuga muito bem com todas as outras. Essa taxa, em porcentagem, representa a quantidade de pessoas que entraram no app e saíram imediatamente – por exemplo, porque se enganaram ou não era o que procuravam. A taxa de rejeição deve ser analisada em conjugação com os outros dados, junto com o tempo no site e o número de páginas vistas, só assim será possível ter uma clara noção de todos os valores.

Palavras-chave: Indica quais palavras foram usadas para se chegar ao app. É bastante importante para saber se o conteúdo no app está alinhado com as as palavras buscadas pelos visitantes anteriormente a sua entrada no app.

Embora muitas pessoas vejam o Google Analytics apenas como uma ferramenta de monitoramento de tráfego, essa ferramenta na verdade funciona como uma poderosa ferramenta para tomada de decisões em negócios relacionados à Internet.

Google Analytics na Fábrica

Na Fábrica para você utilizar o Google Analytics no seu aplicativo, você precisará seguir os passos descritos no infográfico abaixo, além de atualizar o seu app nas lojas. Na plataforma você encontrará o campo referente ao Google Analytics no Passo 3 ( Perfil) de construção do seu App. Para você visualizar e analisar seus dados de acessos no app, você deverá acompanhar através do site do Google Analytics, logado no e-mail cadastrado anteriormente.

_M11

Clique sobre a imagem para ampliá-la

Assista ao video abaixo para ajudar a entender o passo a passo:

 

Agora que você já viu a importância e ficou por dentro das novidades da Fábrica, não esqueça de atualizar o seu app, e aproveitar essa novidade!

Até a próxima! 🙂

 

* Lembrando que é preciso ter um Plano Prata ou Ouro para usar este recurso. Após inserir o código “UA” nos campos indicados, atualize seu aplicativo nas lojas Play Store e App Store! Não esqueça.

 

6 Comments
  • Diogo Abel
    Responder
    Posted at 9:44 AM, 19/07/2016

    Ótima Ferramente, mto útil para informações de controle!!!

    Parabéns!!

  • Posted at 11:04 AM, 19/07/2016

    Ótima atualização! Parabéns!

  • mario
    Responder
    Posted at 2:39 PM, 24/07/2016

    Show de bola, otima ferramenta

  • Posted at 6:29 PM, 29/07/2016

    Show de bola, agora sim dá para medir a aderência dos APPs… Parabéns a equipe pela atualização.

  • jackson meira
    Responder
    Posted at 12:31 PM, 18/08/2016

    Tenho interesse em contratar o plano mas tenho algumas duvidas. Por exemplo eu gostaria de saber quantos aplicativos posso criar em um plano anual de 200 abas. Li em uma pagina que o plano seria por contratação mas no meu plano free consegui gerar 2 aplicativos.

    Grato por alguma resposta.

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website