Inspire-se nos casos de sucesso da Fábrica

Sempre pensando nos usuários, a Fábrica de Aplicativos tem mais uma novidade: a página Inspirações que fala dos nossos casos de sucesso. Esta seção tem como objetivo mostrar os apps criados na nossa plataforma e que, de alguma forma, conseguiram se destacar no mercado, além de oferecerem alguns diferenciais: funcionalidades inovadoras que poucos aplicativos utilizam, que fazem o app ter mais sucesso e ser mais atrativo.

Você com certeza tem um app no seu celular que oferece diversas promoções e isto faz com que você o deixe instalado em seu aparelho para acompanhar as ofertas, não é mesmo? Abaixo vamos falar sobre essa dica com o app Catálogo Delivery, mostrar como ele se tornou uma inspiração e um caso de sucesso dentro da nossa plataforma com a funcionalidade que utilizou. Além disso, podemos citar o Vou Ser Papai, um outro app de inspiração que através de uma loja online fez com que o app fosse um sucesso.

Os nossos pais não tinham metade da facilidade que temos na palma da mão, então temos que aproveitar isso da melhor maneira e conseguir se diferenciar, buscar o novo e ir atrás de novas oportunidades. Cada app tem um perfil e um único objetivo: alcançar milhares de usuários e conseguir uma monetização viável.

É importante sempre utilizar funcionalidades que sejam diretas e tenham ligação com o benefício e utilidade que você quer passar, para que o usuário tenha interesse em baixar o seu app, por ser atrativo, e ter algo fácil e rápido sempre que ele precisar. A Fábrica permite que os usuários criem apps de forma prática e rápida, mas ao mesmo tempo exige uma enorme habilidade empreendedora, sem contar o esforço e dedicação para criar um app de sucesso. Para ter uma melhor concepção de como se destacar e fazer diferente, listamos seis funcionalidades utilizadas nos casos de sucesso, para você se inspirar ainda mais:

#1 – Faça promoções no app. Elas são indispensáveis

Se você tem um app de catálogo ou guia, por exemplo, todas as informações estão concentradas ali para que os usuários possam ter acesso e ter mais facilidade na hora de procurar algo em um determinado local ou em uma determinada região.

O app que damos como exemplo é o Catálogo Delivery (veja mais sobre essa Inspiração, aqui), que reúne informações e serviços do Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. Na criação do app foi utilizada a funcionalidade promoções que é o maior sucesso e que consegue captar vários parceiros para oferecer promoções/descontos aos usuários do app. Você pode utilizar a página web, por exemplo, para colocar o site dos estabelecimentos, ou a aba lista pró , para listar diversos parceiros:

#2 – Venda os seus produtos através de uma loja online

Para apps de lojas ou marcas que pretendem colocar vendas no aplicativo, o mais importante é você colocar o usuário frente a frente com os seus produtos e preços, para que ele possa ver diretamente o que pretende comprar pelo próprio app e sentir-se atraído.

O app de exemplo nesse caso é o Vou Ser Papai (veja mais sobre essa Inspiração, aqui), que reúne informações referentes à paternidade e, principalmente, aos papais de primeira viagem. E através disto criou uma loja online para divulgar os seus produtos, aumentando o sucesso de venda e do app. Nesse caso, nós indicamos a criação da sua loja em uma plataforma online, que você encontra na internet mesmo, e depois é só integrar ao app através da aba página web:

#3 – Crie pedidos através de um formulário

Neste caso falaremos sobre uma funcionalidade que é muito abrangente e pode ser utilizada em diversos modelos de apps: o formulário. Se você tem uma pizzaria, uma loja, um restaurante, é prestador de serviços, dentre muitos outros, pode criar um formulário para que o seu app tenha uma maior interação com o usuário. Depois você precisará integrar o formulário ao app através da aba página web. Nele é possível inserir todas as informações que você desejar que o usuário preencha e todos os dados serão enviados ao e-mail cadastrado na hora da criação do formulário. É possível também ter os dados em XLS – como planilha do Excel. O app de exemplo nesse caso é o Navseg (veja mais sobre essa Inspiração, aqui), que reúne informações sobre a comunidade náutica e auxilia a Marinha do Brasil, através de dados e notícias:

#4 – Os usuários podem comentar, enviar sugestões, dicas e tirar dúvidas

Você já pensou em ter uma interação maior com o usuário dentro do app, um espaço em que ela possa comentar, enviar sugestões, tirar dúvidas? Para isso pensamos na aba mural, um local onde é possível o usuário postar sobre assuntos relacionados ao app. O app de exemplo nessa dica de Casos de Sucesso é o Minha Gestação (veja mais sobre essa Inspiração, aqui), que reúne informações e dicas sobre a gestação e está ajudando milhares de futuras mamães. O mural foi adicionado ao app e é muito útil, pois as gestantes conversam entre si e enviam mensagens para uma troca de experiência. Lembrando que o mural pode ser utilizado em qualquer segmento de app, guias, restaurantes, pizzarias, escolas, negócios, eventos, esportes, educação, religião:

#5 – Acrescente diversos locais e endereços

Os guias comerciais ou turísticos normalmente possuem mais de um endereço inserido nos apps, já que estão relacionados a vários estabelecimentos de determinada cidade ou local. Sendo assim, o ideal é utilizar a aba mapa GPS para poder demarcar os lugares e o usuário ter acesso às informações sobre localização, onde pretende visitar e conhecer. Essa aba mostra os locais demarcados e quando o usuário ativa o GPS do aparelho mostra a localização dele e a distância para o destino. O app de exemplo nessa dica é o Caminhos de Ubatuba (veja mais sobre essa Inspiração, aqui), que reúne dicas e informações sobre o município de Ubatuba, localizado no litoral norte de SP. Para a criação do app foi utilizada a funcionalidade mapa GPS, onde mostra os endereços de praias, pousadas e restaurantes:

#6 – Insira uma agenda e PDF no seu app

Acho que uma das perguntas mais frequentes entre os nossos usuários é como inserir PDF no app, e nós temos uma dica para vocês: através do Google Drive. Você vai precisar ter uma conta no Gmail (gmail.com) e, automaticamente, terá acesso ao Google Drive. Depois será necessário fazer upload dos arquivos que deseja, e inserir o link da página onde eles ficarão salvos dentro da aba página web. Inclusive, o conteúdo do PDF pode ter uma senha, configurada no próprio Drive, e restringir o acesso para determinados usuários. Além disso, para o seu app ser mais atrativo, indicamos colocar uma agenda através da funcionalidade Google Agenda, mostrando as datas, horários e os compromissos. O app de exemplo é o App Fitness (veja mais sobre essa Inspiração, aqui), que reúne informações sobre uma academia, disponibilizando as fichas de treinos personalizadas e dicas de alimentação e treino:

Se você percebeu que está faltando algo no seu app ou que pode deixá-lo ainda mais atrativo e ter mais sucesso, inspire-se nas dicas acima e acrescente essas funcionalidades agora mesmo no seu aplicativo. Lembre-se que se você adicionar o GPS ou mural no seu app é necessário atualizar nas lojas Google Play ou App Store e o mural precisa ter o login cadastrado para que o usuário possa enviar os comentários.

Tem alguma sugestão de post para a Fábrica de Aplicativos? Nos envie nos comentários abaixo e quem sabe a sua dica pode ser o nosso próximo tema 🙂

 

Abraços e sucesso,

Thammy Ramires

 

Veja também:

https://fabricadeaplicativos.com.br/empreendedorismo/como-vendi-um-aplicativo-mobile-para-o-restaurante-cheiro-verde/

https://fabricadeaplicativos.com.br/empreendedorismo/como-vendi-um-app-para-o-restaurante-perlage/

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