Lugar de celular é fora da sala de aula! #sqn

Lugar de celular é fora da sala de aula! #sqn

“É bate-papo, distração, brincadeira e baderna. Na minha sala de aula o celular só entra desligado!” Vocês não imaginam uma de suas professoras do colégio ou faculdade soltando uma dessas? Ou só eu tive uma professora que falava que o computador só ia fazer as pessoas ficarem mais preguiçosas e que elas iam perder a capacidade de raciocinar?

Pois é, ainda tenho que ouvir alguns absurdos desses por aí! Mas este post é para mostrar alguns ótimos exemplos de aplicativos na educação, feitos por professores apaixonados e inovadores, alunos dedicados e antenados e um último que demonstra como a educação não está restrita apenas às escolas.

#1 App Ligado no ENEM 

http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/ligadonoenem

“Com este aplicativo, estudantes de todo o Brasil que farão o Enem não terão mais problema de falta de tempo para se preparar para o exame. Nele, estão disponíveis mais de 250 aulas das mais diferentes disciplinas. E tudo totalmente grátis!”.

140 horas de vídeos produzidos pelos professores dos mais renomados cursinhos de vestibular para o Brasil? Este app que surgiu com uma parceria entre a Fábrica de Aplicativos e o Ligado no ENEM. Com mais de 1 milhão de acessos e posicionado entre os 10 aplicativos educacionais mais baixados da Play Store no Brasil, este aplicativo é incrível!

Screen Shot 2014-05-27 at 5.32.50 PM

 #2 App Ditadura na Memória

http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/ditadura_na_memoria1

“A gente até tem outros projetos interdisciplinares com tecnologia, mas esse acho que foi o mais completo por ter tantas matérias que acabaram participando” disse a professora Melanie Grun, que já utilizava aplicativos em suas aulas e decidiu apresentar para seus alunos a Fábrica de Aplicativos. 43 alunos do nono ano do ensino fundamental do Colégio I.L. Peretz são os criadores deste aplicativo, que é uma fusão de 11 aplicativos feitos por grupos separados que foram posteriormente compactados em um só, apresentando um ótimo conteúdo e também um layout incrível.”

Screen Shot 2014-05-27 at 5.33.11 PM

 

Veja o depoimento da professora Melanie Grun, ao pessoal da Ao Quadrado: https://www.youtube.com/watch?v=w-nVjunAqj0

Eles até foram matéria do portal G1 da Globo!

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/12/alunos-de-sp-criam-aplicativo-para-celular-sobre-ditadura-militar-no-pais.html

#3 App Guia do Aluno Band

http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/guia_do_aluno_band

Para auxiliar milhares de alunos que ingressam no colégio Bandeirantes, um grupo de estudantes decidiu criar um app para servir de guia para os novos integrantes, disponibilizando informações que vão desde o calendário escolar até lugares para comer nas redondezas da escola! Você já imaginou todas as escolas com um APP?

Screen Shot 2014-05-27 at 5.33.29 PM

#4 App Física Interativa

http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/fisicainterativa

“Tenha aulas, resumos, fórmulas e teste os seus conhecimentos de física direto do seu celular Android, IOS ou Windows Phone.” Com fórmulas fáceis de serem acessadas e com inúmeros vídeos, o Professor Paulo Vicente criou um aplicativo com bastante conteúdo, de fácil navegação e com aulas que tornam a física algo mais simples e interessante. Uma pena que este app não existia nos meus tempos de vestibular!

Screen Shot 2014-05-27 at 5.32.59 PM

#5 App Primeiro Socorros 

http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/primeiros_socorros

Quem disse que aplicativos educacionais estão restritos às matérias da escola e do vestibular? Lá no Recife, o apper Edson Marconni do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco criou o APP que ensina como reagir a situações corriqueiras em que são necessárias atendimento à vítima. A ideia é ter no seu bolso um guia de primeiros socorros em casos de parada cardíaca, queimaduras, sangramentos e muitas outras situações que estamos sujeitos a passar no dia a dia e que pode salvar muitas vidas.

Screen Shot 2014-05-27 at 5.32.28 PM

Eles são meus apps de educação favoritos e gostaria que eles servissem de exemplo para muitos que desejam inovar e disponibilizar conteúdo grátis, de fácil acesso e altamente qualificado, diminuindo a desigualdade de oportunidades que temos na educação do nosso país.

Fora da plataforma da Fábrica, temos o Duolingo, um aplicativo que torna o aprendizado de outros idiomas algo muito divertido, que inclusive cria um ranking com seus amigos no facebook. Vocês conhecem outros apps de educação? Compartilhem, por favor!!!

Um grande abraço.

Hugo Yang

3 Comments
  • Posted at 10:45 AM, 11/09/2014

    Melhor app para responder questões do enem no android, rapido e com correção de respotas:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.burnbrain.partiuenem&hl=pt-BR

  • Posted at 2:55 PM, 31/03/2015

    Minha dissertação de mestrado defende o uso em sala de aula de aplicativos móveis como smarthphones, tablets etc., como forma de maior atratividade aos alunos das novas gerações, “viciados” em tecnologia.

    • Posted at 5:53 PM, 08/04/2015

      Vorlei para presidente! Poxa, eu estava pensando esses dias como a maioria das escolas ainda são um lugar nada atrativo para as crianças e jovens. Você me daria a honra de ler sua dissertação? Meu email é hugo.yang@fabricadeaplicativos.com.br. Obrigado pelo comentário!