Após o lançamento do Login, a Fábrica de Aplicativos apresenta hoje mais duas novidades: a Lista PRO e a Lista de Texto PRO. Ambas trazem um poder enorme para quem é criativo e deseja personalizar o seu app para um nível profissional!

A diferença entre os dois novos recursos é que um possui a necessidade de imagem no topo ou destaque e a outra não, respectivamente. Com estes dois componente há mais possibilidade de personalização das listas com o Rich Text, que significa texto rico em inglês. Eu creio que a riqueza no nome se deve ao empoderamento com maior criatividade e design que ele oferece.

lista-pro

Além de editar e personalizar o conteúdo há também a possibilidade de inserir e editar em HTML. Em termos práticos as informações vão ficar mais intuitivas e fáceis de serem consumidas pelo usuário do app e mais fáceis de serem reproduzidas pelos appers, além, é claro, de mais interatividade e recursos, já que o HTML multiplica exponencialmente as possibilidades. Abaixo vou listar as 5 razões para você utilizar este recurso no seu app.

 

#1 As cores importam. E muito.

As cores têm significados e efeitos diferentes nos seres humanos. Há uma razão pela qual médicos se vestem de branco, não acha? O branco traz uma sensação de limpeza, esterilidade e pureza. Veja na imagem abaixo o Guia emocional das cores:
significado-das-cores3-2

Mas atenção, ter muitas cores pode confundir o usuário do seu app. Tente utilizar as cores de forma que você consiga destacar as informações que realmente importam ou que levem o usuário a fazer a ação que você deseja.

 

Como esta dica de Jared Christopherson, da Yellowhammer. Ele sugere a aplicação da regra 60-30-10 no design. Segundo esse princípio, você deve escolher três cores diferentes e usá-las em proporção de 60%, 30% e 10%.

 

Uma vez aplicada essa regra, use a cor mais forte (geralmente usada em 10%) para guiar o seu consumidor a fazer determinada ação, utilizando-a no botão.

 

“Tenha em atenção ao significado das cores para passar a correta mensagem que a sua marca quer transmitir.”

 

#2 Use o poder infinito do HTML no seu app

 

“HTML é uma das linguagens que utilizamos para desenvolver websites. O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou, em português, Linguagem de Marcação de Hipertexto.

 

O HTML é a linguagem base da internet. Foi criada para ser de fácil entendimento por seres humanos e também por máquinas, por exemplo, o Google ou outros sistemas que percorrem a internet capturando informação”, conforme explica o pessoal do Tableless.

 

Seja você ou não um web designer ou programador criando um aplicativo, com isto você poderá usar todo o poder do HTML dentro de suas listas, utilizando recursos de como inserir postagens do Facebook, Instagram e Twitter diretamente em seu conteúdo. E seus usuários poderão interagir com todo esse conteúdo! Além é claro de recursos como botões de pagamento do PagSeguro, Paypal e outros adquirentes e gateways de pagamento.

 

Uma dica importante é procurar HTML na comunidade do Stack Oversflow, tem em inglês e português, e na W3Schools apenas em inglês.

 

#3 Lista ou Cartão? Escolha o estilo da visualização

 

As listas antes podiam ser exibidas apenas de uma maneira. Agora você pode escolher a maneira de apresentá-la para seus usuários. Existem dois estilos no momento, o Padrão e o Cartão.
temaki

Imagem: Diferença entre os dois tipos de estilos

Se você deseja destacar as informações iniciais do item da lista, sugiro que utilize o Padrão. Agora se quer um estilo de linha do tempo, igual Instagram e Facebook, use o Cartão. Com ele o destaque não está nas informações e sim na imagem de topo. Ficou muito estiloso, né?

 

Lembre-se que também há o ajuste de texto dentro dos itens, assim, eles podem ficar justificados ou não.

 

#4 Dê destaque para o que realmente importa

 

Há uma razão pela qual o título está ao centro da tela, concorda? Há uma razão também pela qual há a necessidade de deixar um texto em negrito ou até mesmo sublinhado, para mostrar o que realmente você deseja para o usuário. Utilize-os para destacar dentro dos textos alguns trechos que são os mais relevantes e importantes.

 

Pode usar um texto sublinhado, com ou sem negrito, ou até mesmo tudo itálico!!! Mas não se esqueça que as cores também importam!

 

Não sei se perceberam que no post utilizei o ITÁLICO em algumas palavras. Foram elas expressões em inglês, conforme afirma a PUC-RJ, sobre a necessidade de usar itálico nos textos: “Deve ser utilizado em… nomes científicos de espécies; palavras e locuções em outros idiomas e palavras ou expressões latinas…”

 

#5 Insira imagens como conteúdo e botões de ação

 

Antes não era possível inserir imagens nas listas se você não soubesse Tags html/BB code. Agora com o rich text, você pode inserir imagens apenas com os links dela na web. Com isto pode inserir, por exemplo, inúmeras imagens no seu conteúdo.

 

Sei que acima falamos do poder do HTML, mas tem muita gente que não é muito fã de HTML e programação. Fique tranquilo, o Rich Text tem recursos para você tornar seu app mais interativo para os seus usuários.

 

Basta inserir uma imagem e colocar um link de direcionamento com ela. Assim você pode criar uma imagem com a aparência de um botão clicável e direcionar o seu usuário para um site em específico para participar de uma promoção ou algo do gênero.

 

Pronto pessoal, essas foram as 5 razões para você não perder tempo e utilizar já as Listas PROs.

 

Importante ressaltar que se você tem muito conteúdo com as listas antigas e não quer ter o trabalho de fazer a migração manualmente, fique tranquilo, criamos um serviço perfeito para você: http://fabricadeaplicativos.com.br/servico-versao-pro.

 

Além da migração, este serviço inclui a atualização da versão na loja da Apple. Se o seu app está na loja do Google, após utilizar o novo recurso, você deve atualizar a versão do APK no seu console de desenvolvedor do Google. 

obs.: enquanto seu aplicativo não for atualizado, o conteúdo das listas pro, estarão inativos.

 

Espero que tenham gostado de mais este post. Se tiver alguma sugestão de conteúdo envie para contato@fabricadeaplicativos.com.br.

Hugo Yang

Fontes: http://www.teoriadascores.com.br; http://tableless.com.br/o-que-html-basico/; Central de ajuda Fábrica de Aplicativos; Puc RIO

5 Comments
  • Marisa
    Responder
    Posted at 3:01 PM, 19/10/2016

    Olá Hugo, tudo bem?

    É possível inserir anúncios Adsense nessa nova ferramenta?

    • Hugo Yang
      Responder
      Posted at 11:43 AM, 20/10/2016

      Marisa, boa tarde. Boa ideia, ainda não tinha pensando. Será que exige Java Script? Se sim, não funcionará! Teste e me fale, por favor! Obrigado por comentar =)

  • Fabrício Costa Idalino
    Responder
    Posted at 9:48 PM, 19/10/2016

    Muito bom parabéns por mais essa novidade

  • Sandra
    Responder
    Posted at 3:34 PM, 22/10/2016

    Parabéns! Está cada dia melhor!

  • Ana Bandeira
    Responder
    Posted at 12:37 PM, 19/01/2017

    Parabéns!! Estão melhorando a cada dia!!
    Gostaria de mais dicas para apps educativos, voltado para comunidade científica, acadêmica.

    abs, Ana Bandeira

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website