Se virar nos 30! Como escrever uma notificação push?

Se virar nos 30! Como escrever uma notificação push?

Se você deseja utilizar a Notificação Push, você precisa se atentar às nossas dicas, pois a concorrência de notificações recebidas em nossos celulares é muito alta e na maior parte do tempo estamos em movimento com o dispositivo. Superar o hábito dessa desatenção e das dezenas de mensagens com bons resultados, exige técnicas e saberes básicos de uma notificação como: um trabalho na análise do seu público, metas comunicacionais planejadas e expressadas da maneira correta no formato da notificação. Mas em primeiro lugar, o seu posicionamento precisa mudar, escrever uma boa mensagem requer uma linguagem inspiracional, inteligente e sucinta. Aí está a nossa primeira dica para se diferenciar. Apresentaremos neste e nós próximos artigos as informações fundamentais desse jogo da notificação push: as regras básicas, os jogadores e as jogadas para ter efeitos reais nos seus usuários!

Regras Básicas

 

  • Limpeza:

    Não há espaço para grandes mensagens, por isso devemos ser claros e sucintos. Apesar do aumento no número de caracteres ser 160 na mensagem, a notificação aparece primeiramente com 30 caracteres. Portanto, sem papo furado ou resenhas, vá direto ao ponto. Uma boa notificação é literalmente “se vira nos 30!” ; se quiser dar mais detalhes, seja breve. E acima de tudo, certifique-se de que o seu usuário compreende o que foi dito para execução da ação desejada.

 

893c0970bf3378f80c1d9edd33adf1b0

Começa o  “Se Vira nos 30 Caracteres!” Notificação: Quer dançar? Visite a nossa aba “Passos de Dança” e saia dançando como um PRO!

  • Precisão:

    Como já foi dito, temos 30 caracteres na tela inicial em seguida da abertura da notificação com 160. Se você chegar a esse limite, você não está sendo preciso na sua mensagem; afinal, menos é mais. Uma boa notificação tem que ter a potência para despertar o desejo do seu usuário. Conte a oferta em poucas palavras, corte as informações adicionais, elas podem estragar a surpresa que está por vir no seu aplicativo.

tumblr_inline_myou19LsRB1qbygev

  • Obrigação: 

    No ambiente mobile, tudo se trata do “agir” no aqui e agora. Temos que “obrigar” o usuário a seguir o próximo caminho para visualizar e interagir com o seu aplicativo! A regra da obrigação não é uma tirania, mais sim, uma oferta irrecusável, imperdível  ou especial para o seu usuário.

 

giphy

“Farei uma oferta que ele não pode recusar”

  • Inteligência:

    Para se destacar da multidão é preciso escrever uma mensagem com personalidade. Use a sua inteligência emocional e criatividade na notificação que o destaque será seu. A maior parte das notificações, são apenas automações de eventos que acontecem nos outros aplicativos. Preserve e valorize a sua voz diante de todas as outras notificações, essa é a chave da conquista e manutenção de seu público.

tumblr_lzl3too4Sw1qa9jwno1_500

Tutorial

Comece a escrever a sua mensagem, tire ela da cabeça e faça um rascunho em apenas três passos.

  • 1° Passo – Planeje o que dizer ?

Decida o assunto da mensagem. É uma promoção? Um aviso? Uma novidade? Ou um lembrete? Se está difícil, no próximo artigo iremos aprender os 4 tipos de usuários possíveis no seu projeto de aplicativo a partir das estatísticas de downloads e acessos no seu painel de “detalhes” do seu aplicativo. Com esses dados podemos ter algumas jogadas em mente para cada perfil de usuário obtendo os resultados desejados.

  • 2°Passo – Como dizer isso ? 

Escreva uma boa mensagem com uma linguagem inspiracional, inteligente e sucinta. Siga as 4 regras apresentadas anteriormente: Limpeza, Precisão, Obrigação e Inteligência.

  •  3° Passo – Como torná-lo melhor? 

Faça diferente. Já escreveu um rascunho da mensagem? Refaça com mais personalizada com a mãe da sorte, a persistência. Retrabalhe em cima da mensagem nesse quesito, sugerimos: leitura em voz alta, experimentação com terceiros e imaginação para pensar e agir como um usuário; a mensagem agrada você e os outros? Então a sua mensagem está pronta para ser enviada.   Alguma dúvida, reclamação ou elogio? Só comentar abaixo. O próximo artigo vamos dar um passo maior na sua compreensão de uma notificação push, não perca!

1 Comment
  • Posted at 10:55 AM, 14/05/2015

    À todos da Fábrica, os meus parabéns por todo o cuidado e qualidade no conteúdo.
    Todas estas informações me têm sido muito úteis.