O que é o QR code?

O que é o QR code?

Você já deve ter visto uma imagem como esta e ficou se perguntando: Para que serve esse negócio?

Essa imagem quadrada cheia de desenhos misteriosos aí do lado é o QR code: um código de barras 2D com uma utilidade bem parecida com os códigos que encontramos nas embalagens de produtos no supermercado.

Sua função é armazenar uma série de caracteres que podem formar uma mensagem de texto, um número telefônico ou te levar para um link de vídeo na internet. Para decodificar o QR code você precisa de um celular com câmera fotográfica e um leitor específico.

Eu uso um leitor chamado I-nigma que você pode baixar acessando o link i-nigma.mobi direto do seu celular.

O QR code existe desde 1994 e foi criado por uma empresa japonesa chamada Denso-Wave que o utilizava para identificar peças da indústria automobilística.

Desde 2003 os QR codes também passaram a ser usados para adicionar dados a telefones celulares, em campanhas publicitárias, programas de televisão, adesivos de carros e aqui na nossa plataforma!

Como o QR code funciona na Fábrica de Aplicativos

Ao criar um app na nossa plataforma você recebe um link como este: app.vc/nome_do_seu_app
Imagine ter que digitar esse link no celular para acessar seu app. Seria bem demorado, não é? Para facilitar, a Fábrica de Aplicativos cria para você um QR code com o seu link codificado!

Então o que você tem a fazer é copiar o QR code criado, clicando com o botão direito no mouse e selecionando o comando “Copiar imagem”. Depois você pode colar seu código num post do Facebook, num e-mail ou criar adesivos do seu app e distribuir por aí.

Quando alguém encontrar o QR code do seu app vai poder decodificar o link usando um leitor como o I-nigma. É como tirar uma foto: A pessoa ativa o leitor, aponta para o código e pronto! O link do seu aplicativo é decodificado e a pessoa consegue acessá-lo direto do celular.

E você, já criou seu app? Acesse agora e comece a criar aplicativos mobile sem complicação! www.fabricadeaplicativos.com.br

Até a próxima!

Alexandre Lima
Apper

7 Comments
  • Rosangela
    Posted at 1:31 PM, 16/10/2013

    Esse leitor só funciona em celular ou pode ser baixado para tablet?

  • Alexandre Lima
    Posted at 11:30 PM, 16/10/2013

    Oi, Rosangela! Pode ser baixado para tablet sim. Já tentou o i-nigma? É grátis.

    • Rosangela
      Posted at 9:14 PM, 18/10/2013

      Olha tô decepcionada com a atenção dispensada a todas minhas perguntas quanto ao problema, desde que criei o aplicativo no domingo dia 15/10/13 não consigo nem baixar no celular, nem no tablet, sempre a mesma mensagem de que o sistema esta gerando o aplicativo e nada. Vocês prometem muito, mas o suporte dado é fraco.

  • Alexandre Lima
    Posted at 8:54 PM, 26/11/2013

    Oi Rosangela! Boa noite! Você fez algum outro comentário aqui no blog que não tenha sido respondido OU enviou algum e-mail ou post no suporte.fabricadeaplicativos.com.br e ficou sem resposta? Não encontrei nada por isso a pergunta.

    Peço desculpas se deixamos passar algo. Apesar de fazermos nosso melhor, eventualmente alguma mensagem pode ter sido perdida. Sinto muito. De qualquer forma estou aqui para te ajudar a resolver qualquer questão referente aos apps da Fábrica de Aplicativos.

    Você disse que criou um app e não consegue baixá-lo no celular, nem no tablet, certo? Ainda está com este problema? Posta o link aqui pra gente ver! Apesar da plataforma da Fábrica de Aplicativos ser muito robusta eu sempre acredito no usuário. Se você diz que não conseguiu baixar o app, alguma causa tem.

    E quanto à sua opinião sobre o suporte ser fraco, gostaria de conversar melhor a respeito. Poderia para nosso site de suporte suporte.fabricadeaplicativos.com.br
    com o assunto: A/C: Alexandre Lima – Comentário sobre suporte

    Obrigado por ser uma leitora do blog e compartilhar seus comentários.
    Um abraço!

  • Izaelvis Taimyller
    Posted at 8:26 AM, 07/05/2014

    Bom dia!
    Estou precisando de ajuda para comprar o pacote especial de um app meu.
    Alguém da fabrica pode me ajudar? É MUITO URGENTE!
    Obrigado.