As 4 etapas e usuários possíveis na Notificação Push!

As 4 etapas e usuários possíveis na Notificação Push!

O Jogo

 

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Para enviar uma boa mensagem você também precisa conhecer os usuários, ou melhor dizendo, entender a relação deles com o seu aplicativo. Eles são fieis no acesso do seu App? São fiéis mas aparecem pouco? São novos clientes? Ou eles passam de vez em quando? Segue abaixo os quatro perfis e estágios de engajamento que um usuário pode ter com o seu projeto.

1° Estágio e Perfil – Novato:

Usuário que são novos para o seu App. 

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  • Por que enviar mensagem a eles?

No estágio inicial do seu projeto, você deve focar a sua atenção numa mensagem carismática e estratégica para tornar o seu usuário novato em um usuário regular. É uma fase crucial e você deve cativar esse público entrante (lembre-se das regras) mostrando os maiores valores do seu aplicativo: apresente, ofereça e encaminhe ele para a descoberta do seu App!

  • Como identificar:

Conferiu nas estatísticas um acréscimo nos downloads ? Lançou um projeto de aplicativo? Aí estão os novatos. Para acessar esse dado, vá em “Meus Apps”, “Detalhes” e clique em estatísticas. Importante: você deverá consultar semanalmente (no mínimo) as estatísticas para cumprir a sua estratégia e campanhas de engajamento. Com ela, você sabe os resultados que as notificações lhe trazem e o perfil de público (estágio) em que o seu App se encontra.

 

 

 

2° Estágio e Perfil Passageiro:

Usuários que abriram seu aplicativo uma única vez, mas nunca retornaram.

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  • Por que enviar mensagem a eles?

Os passageiros são normalmente os usuários que não entenderam corretamente o valor do seu App. Ele provavelmente interagiu apenas uma vez com o seu aplicativo e nem viu a verdadeiro riqueza dele. Faça campanhas que comuniquem o valor do seu aplicativo para esses usuários, você não tem nada a perder e o resultado pode ser uma ótima recompensa: seja um bom usuário ou uma compra efetivada (ofereça uma promoção exclusiva).

  • Como identificar:

Selecione nas estatísticas um período de 7 dias, viu o acréscimo nos downloads mas os dados de acessos permaneceram igual ou sem quantidades dobradas ou triplicadas? Bom, esse é um caso de um App com a maioria dos usuários com perfil passageiro. Comunique o valor de seu Aplicativo ou saiba qual seria a função mais valorosa, quem sabe, você pode criá-la; saiba de opções de campanhas no próximo artigo.

 

 

 

3° Estágio e Perfil – Engajado:

Usuários que abrem regularmente o seu aplicativo. 

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  • Por que enviar mensagem a eles?

Este é o estágio almejado: usuários entrando regulamente em seu App. Como estão apaixonados e viciados em usar o aplicativo, eles merecem uma boa mensagem de reconhecimento. É com essa mensagem que o usuário se torna mais fiel e pode lhe gerar receita, avaliações positivas e compartilhamentos espontâneos. Se você já tem indícios de vendas ou de interação por mensagens dentro do Aplicativo, isso já é uma amostra de usuários regulares; continue com o seu trabalho!

  • Como identificar: 

Crie uma funcionalidade de Chat,  WhatsApp ou Mural de Recados e veja a frequência das mensagens comentadas. A maneira regular você já sabe, vá nas estatísticas e compare o número de acessos com o de downloads, se o número de acessos for o dobro ou triplo, meus parabéns! Outra maneira, é visualizar as linhas do seu gráfico; se estiver com acessos regulares (linha reta) ou salteado (picos isolados com frequência) você já está no estágio dos engajados.

 

 

 

4° Estágio e Perfil – Adormecido:

Usuários que eram ativos mas pararam de usar. 

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  • Por que enviar mensagem a eles?

Nesse último estágio, os usuários anteriormente engajados deram um recesso em acessar o seu App e você não sabe o motivo. Apesar dessa queda e saída, eles ainda tem o valor significativo e precioso a você, que os conhece tão bem. Portanto, faça uma velha chamada para reconstruir o laço entre ambos com alguns toques de personalidade. Lembre-se da regra da inteligência e não se preocupe, você já conhece o comportamento e interesses do usuário;  basta oferecer o atrativo de uma maneira diferenciada que você consegue resgatar a atenção a um retorno concreto, ou, você pode apresentar alguma coisa nova para animar a relação!

  •  Como identificar:

Se você chegou no seu auge da etapa anterior, você saberá avaliar a queda de acessos nas estatísticas ou na baixa interatividade dos possíveis canais de chat.

Gostaram do artigo? Comente. No próximo, iremos exemplificar campanhas para esses estágios e perfis de usuário! E se você tiver uma boa história para compartilhar o seu sucesso com a notificação push é só escrever abaixo.

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