Seu restaurante precisa de um aplicativo mobile?

Seu restaurante precisa de um aplicativo mobile?

Aplicativo para restaurante

Uma vez estava numa estrada do interior de São Paulo com a minha namorada. Já passava das 14 horas e estávamos com muita fome. Lembrei que a 40Km dali havia um restaurante famoso que ainda não conhecíamos. Antes de dirigir tanto até lá, procurei o telefone do lugar na internet.

O restaurante até tinha um site, mas não abriu no meu celular. Procurei por 5 minutos e nada de achar o telefone do restaurante na internet. Sem saída, dirigi os 40 km até o lugar. Sabe o que encontramos?  Um lindo restaurante – fechado para reforma.  Uma única ligação teria me economizado 80km de estrada entre a ida e a volta. Fora a raiva que fiquei por ter que dirigir tanto e com tanta fome. 😀

Pensando nisso imaginei que seria muito bom se os restaurantes tivessem um app que funcionasse nos celulares. Porque não? Muita gente acessa internet via celular e quando seu cliente está na rua, ter um app pode ser a diferença entre servi-lo ou manda-lo para a concorrência.

Por isso listei para você  7 dicas para seu restaurante ter um aplicativo mobile – seja você dono ou funcionário, as dicas a seguir vão te ajudar a manter e conseguir novos clientes:

Dica nº1 – Ajude as pessoas a encontrar seu restaurante

Crie um app com uma aba divulgando seu telefone e endereço. Essa dica tão é tão simples e básica que todo restaurante pode usar. Conseguir alguns clientes extras usando a tecnologia mobile pode garantir aquele fôlego extra para pagar as contas do seu restaurante ou garantir a troca do seu carro no final do ano.

Dica nº2 – Divulgue suas promoções

Criar promoções é uma maneira interesse de movimentar seu restaurante. Use a criatividade e divulgue promoções por meio do seu próprio aplicativo mobile! A cada dia da semana pode ser algo diferente: uma sobremesa grátis, preço especial para quem chegar após as 14 horas, uma bebida para quem levar um convidado extra… pense!  Usando um app para divulgar essas promoções você não precisa nem gastar com folhetos já que é tudo eletrônico.

Dica nº3 – Espalhe seus “segredos”

Quer ser motivo de comentário entre seus clientes? Que tal divulgar no seu app aquela receita secreta de molho? Ou quem sabe gravar um vídeo ensinando a fazer uma receita especial que é servida no seu restaurante? Algo interessante vai acontecer: muita gente vai ver seu vídeo e vai ficar com vontade de provar o prato que você mostrou no vídeo. Como nem todo mundo sabe cozinhar… irão até você para comer um prato que até então nem sabiam que existia!

Dica nº4 – Mantenha seu cardápio diário atualizado>

Muitos restaurantes estão em áreas comerciais com grande fluxo de pessoas. Manter o interesse dessas pessoas dia após dia é um desafio para qualquer dono de restaurante. O cardápio deve ser diferente todos os dias e as pessoas precisam saber disso. Na região onde trabalho os restaurantes informam o cardápio diário por meio de placas em suas portas. A ideia é boa, mas colocar esse cardápio num aplicativo mobile é uma ideia melhor ainda.

Afinal, seu cliente pode decidir se vai ao seu restaurante ainda no escritório, longe do assédio dos seus concorrentes.

Dica nº5 – Integre as redes sociais que seus clientes já usam

Você precisa estar onde seu público está. Todo mundo acessa internet por meio do celular? Tenha um app mobile. Os clientes da sua região estão usando Facebook? Tenha uma página lá. Gosta de fazer fotos das suas produções? Esteja no Instagram! O campeão para fotografias de pratos gostosos. Aprenda a usar e integre as redes sociais do seu restaurante dentro do seu app. Seus clientes vão comentar sobre você.

Dica nº6 – Mostre seus serviços extras

Nem só de almoço e jantar vive um restaurante. Pelo menos não deveria ser assim. Que tal aproveitar a estrutura que já possui aí no restaurante e oferecer cafés da manhã, organização de eventos corporativos, serviços de buffet ou delivery de lanches da tarde? Tudo depende do perfil da sua região mas com certeza aí mesmo há oportunidades a serem aproveitadas.

Descubra o que pode oferecer como serviço extra ( nem que seja o serviço de assar pernis no final do ano!) e diga isso aos clientes por meio de uma aba “Serviços extras” no app do seu restaurante. Todo lucro extra conta para o sucesso do seu negócio.

Dica nº7 – Faça parcerias

Uma dica para trazer novas pessoas para seu estabelecimento é fazer parcerias com os comércios e profissionais à sua volta: clínicas de estética, salões de beleza, taxistas, concessionárias, escolas de Inglês, lojas de roupas, locadoras… a lista é enorme e cada lugar que citei tem centenas de clientes que não o conhecem. Mostre a cara pra eles!

Deixe folhetos, cupons e brindes nesses lugares. De vez em quando convide seus proprietários para comer de graça. Como contrapartida, ofereça a estes parceiros um espaço no app do seu restaurante. Deixe que divulguem telefone, link para seus próprios apps, sites e endereços.

Isso vai te ajudar a ficar mais conhecido e ter acesso a novos clientes.

Dica nº7,5 – Ofereça mais que o prometido

Todo mundo está usando celulares para acessar internet. Quando você vai colocar um serviço decente de wi-fi gratuito para os clientes do seu restaurante? Contrate um provedor de internet, espete o cabo num roteador wireless e libere a senha para seus clientes. Quem sabe eles não pedem a sobremesa e um suco extra enquanto usam sua internet? Faça um teste! Abra a sua cabeça e abra sua internet para os clientes.

Gostou das dicas? Use-as imediatamente e comece a colher resultados. Descubra o que funciona melhor para o seu restaurante.  Se ainda não tem um aplicativo mobile crie agora mesmo (é de graça, viu?) acessando o site www.fabricadeaplicativos.com.br

E para quem não faz IDEIA de como se cria uma app, acesse meu tutorial Como criar um aplicativo sem saber nada de programação

Um grande abraço e sucesso sempre!

Alexandre Lima
Empreendedor mobile

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