Os 4 Cs do Mobile Marketing que todo empreendedor deve saber

Os 4 Cs do Mobile Marketing que todo empreendedor deve saber

Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou até mesmo decorado o modelo dos 4 Ps do Marketing tradicional. Porém, no ambiente digital, esse modelo já não dá conta de todas as nossas necessidades. Com o tempo, ele sofreu um processo natural de evolução, originando os 4 Cs que você precisa conhecer tanto para estruturar melhor o seu negócio, quanto para mostrar a um cliente a importância do seu trabalho.

Agora esqueça um pouco esse modelo e vamos conhecer os 4 Cs:

#1 Conteúdo:

Conteúdo tem sido a palavra-chave para entender o Marketing atualmente. Você sabe quanto tempo eu demoro para escrever um post desses, por exemplo? Dois dias! É mais difícil do que parece, mas é fundamental para criar uma relação com você que acompanha esse blog. Envolve um trabalho de pesquisa de informações, filtragem, organização, escrita, revisão, pesquisa de imagens, publicação, ufa! É bastante coisa!

Se você não sabe bem por onde começar, uma saída é pensar quem é o seu usuário: Quais são os seus interesses? Onde ele trabalha? Que lugares ele frequenta? Que linguagem ele usa? Quando ele acessa o seu aplicativo? Enfim, tente traçar um perfil desse usuário e imagine  que você conversa com ele enquanto escreve um post. Não se esqueça, é claro, de ir direto ao ponto, afinal, você disputará a atenção dele com sinais de trânsito, barulhos, conversas, etc.

#2 Comunicação:

Os usuários não querem apenas acessar o seu aplicativo, eles querem interagir com você e com seu negócio! Pense nisso na hora de planejar a sua estratégia de comunicação. Como os usuários têm acesso à você? Você responde os comentários na sua página no Facebook? Você responde os comentários no seu blog? Isso é muito importante para estabelecer uma boa relação com os usuários, mesmo que, na prática, seja uma tarefa árdua, que demande grande quantidade de tempo. Escolha pessoas que tenham facilidade para lidar com o público e, se possível, tenha uma equipe apaixonada para atender os seus clientes 24h por dia.

#3 Comunidade:

Os usuários têm participação cada vez maior em comunidades na internet, avaliando apps, sugerindo alterações e identificando falhas. É importante que você dê atenção aos feedbacks negativos e aproveite para mostrar aos seus clientes que você realmente se importa com eles. Não se preocupe se você receber feedbacks negativos, se preocupe se ninguém falar nada sobre o seu app. Além disso, tenha um espaço para que os usuários interajam entre si e crie eventos para tornar esta comunidade mais forte.

#4 Conveniência:

Para mim, conveniência é ganhar tempo! Por que você acha que a lojinha do posto se chama assim? É imprescindível que os apps sejam fáceis de usar, tenham transações descomplicadas e levem poucos segundos para carregar. Se o usuário tiver que fazer um grande esforço para entender como um app funciona, provavelmente ele não irá usá-lo novamente. Cabe a você facilitar a vida do usuário e incentivá-lo a trazer outras pessoas para o seu app. Além disso, permita customizações, fazendo com que o app se molde ao usuário.

Assim, podemos pensar que uma gestão ideal seria uma continuidade entre os 4 Ps convencionais do Marketing e os 4 Cs do Mobile Marketing. Como você deve ter percebido, não existe uma fórmula pronta. Uma estratégia de Mobile Marketing eficiente vai depender do quanto você conhece seu próprio negócio, seus clientes, seus concorrentes, onde você quer chegar, etc. Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a estruturar melhor o seu negócio e também ajudá-lo na hora de apresentar um projeto a um cliente ou vender um app. Se você tiver alguma dica, compartilhe com a gente! Se ficou com alguma dúvida, pergunte! Nos vemos no próximo post!

Mariana Bartz

Fonte: http://desenvolveti.com.br/docs/livromobilemarketing.pdf

5 Comments
  • Alex Alexandro
    Posted at 12:00 AM, 01/07/2014

    Prezados conheci a pouco tempo a fabrica de aplicativos, que pena!!

    Mas vamos lá, algo que tenho sentido dificuldade já no início é a insegurança das pessoas quando o aplicativo é rejeitado para instalação. Conheço os passos que devem ser dados na CONFIGURAÇÃO DO CELULAR, no entanto mesmo após essa liberação o sistema Andrói ainda informa ” Esse aplicativo de origem externa pode danificar seu aparelho”, essa notificação traz muita insegurança as pessoas que me questionam.

    O que posso fazer para mudar essa realidade? Obrigado pela ajuda!

    • hugoyang
      Posted at 8:31 AM, 03/07/2014

      Alex, muito bem colocado!

      O Android por questão de segurança emite esse alerta e pede uma mudança na configuração quando o aplicativo não está publicado na loja do Google, a Play Store. Eu garanto a segurança dos apps da Fábrica de Aplicativos =)

      Mas, a única solução para alterar essa realidade seria publicar o seu app na loja. Se quiser publicar um app, você deve nos enviar uma solicitação neste link. Qualquer dúvida, acho que a nossa página de suporte pode te ajudar!

      Espero ter te ajudado, amigo! Obrigado pelo comentário!

  • jose roberto
    Posted at 11:37 PM, 14/07/2014

    sabe aquelas sacadas que aparecem e vc fica louco em criar, e mandar pra frente e ganhar dinheiro com isso, feito angry bird, galinha pintadinha ou Pow, bem tive um surto desses, mas sou otimo vendedor e não desenvolvedor e sei que não tem algo igual no mercado e eu adoraria bx se tivesse, o que pergunto amigo, como faço pra desenvolver com segurança para que ninguem me passe a perna e eu fique pra traz, visto que tenho que achar um programador pra desenvolver minha ideia, fazer essa parceria e dividir o ganho não é problema pra mim, mas perder tudo pra um Bil Gates não dá…?

    • hugoyang
      Posted at 8:33 AM, 22/07/2014

      Olá, José!!! Ser um vendedor bom é muito importante! O negócio não é ganhar dinheiro? Então a venda da ideia é tão importante quanto o seu desenvolvimento.

      Existem muitas empresas que desenvolvem software mobile e posso afirmar que você não correrá este risco! Normalmente, antes de iniciar um projeto de desenvolvimento é assinado um contrato de confidencialidade, mais conhecido como NDA (non-disclosure agreement), que te protegeria a informação do seu projeto. Claro, temos bandidos em todas as esferas da sociedade, então tomar alguns tipos de cuidados, como saber a carteira de clientes e a reputação deles nunca é demais.

      Porém, olha o exemplo do 99taxis e o Easy Taxi. O produto é basicamente igual, mas o modelo de negócio muda muito entre eles! Então, a sua ideia nunca estará 100% protegida, o que realmente importa é como você irá evoluir o negócio.

      Grande abraço.
      Hugo Yang

    • Deland
      Posted at 6:49 PM, 20/08/2014

      Em qual cidade você mora?