Como o Dr. Rey pode te ajudar a vender seu primeiro aplicativo

Como o Dr. Rey pode te ajudar a vender seu primeiro aplicativo

Olá, Apper! Como vai?

Esses dias estava vendo uma entrevista com o Dr. Rey, aquele famoso cirurgião plástico de Hollywood. O cara é fantástico. Sabe se vender como ninguém. Para minha surpresa descobri que ele é brasileiro, nascido no bairro da Lapa em São Paulo e foi preso duas vezes ainda adolescente.

Um dia um grupo de missionários americanos bateram na sua porta e convenceram seu pai a deixar que ele e seus irmãos fossem morar nos Estados Unidos. A partir dali a vida seria outra. Lá, antes de se tornar o Dr. Rey, o brasileiro Roberto Miguel Rey Júnior ralou muito. Estudou e foi pra faculdade de medicina.

Mas não foi fácil também. O cara foi humilhado, abandonado pela namorada depois que ela descobriu que ele era brasileiro e os colegas americanos o zuavam o tempo todo. “Você é brasileiro! Vem limpar o nosso chão! Vem fazer nossa comida!” Pois é, o cara quase não passa do primeiro ano na faculdade. Mas, reza a lenda que brasileiro não desiste nunca e ele se formou em cirurgia plástica.

Na formatura um professor o advertiu dizendo que ele havia entrando numa das profissões mais competitivas do mundo e que estava na área com a maior concentração de cirurgiões plásticos por habitantes. Seria difícil fazer sucesso. O professor chegou a dizer “Vá para qualquer lugar, MENOS para Hollywood”.

O que você acha que o Dr. Rey fez? Desistiu e foi pra casa chorar? Não. Ele se formou, colocou suas coisas num Mustang velho e foi pra Bervely Hills decidido a ser o melhor cirurgião plástico do mundo!

 dr_hollywood__4d795bab63O problema é que o Dr. Rey não era conhecido, era latino e não tinha milhões para investir em propaganda.

Durante muito tempo tentou emplacar como cirurgião de celebridades mas a coisa não decolava. Enquanto isso ele fazia cirurgia plástica nas mulheres latinas de sua comunidade, pessoas “comuns” como eu, você, nossas tias. A mulherada ficava mais à vontade para se consultar com um médico latino e o jeito foi trabalhar com elas.

 

Mas toda grande história tem um ponto de virada bem definido e num dia qualquer o Dr. Rey colocou silicone nos seios da recepcionista de um importante prédio comercial frequentado por celebridades e americanas ricas.

De um dia para o outro aquela recepcionista se tornou a melhor propaganda do Dr. Rey! Centenas de pessoas passavam por ela todos os dias e viam a diferença estética da moça. A mulherada rica começou a perguntar quem havia feito aquela cirurgia. “Foi o Dr. Rey!” – Dizia a recepcionista.

Pronto! A vida mudou. As mulheres ricas e famosas de Hollywood começaram a procurar o cirurgião plástico e o resto é história. De menino pobre e marginal, Dr. Rey passou a milionário tendo faturado só no ano de 2014 mais de 100 milhões de dólares em cirurgias e produtos licenciados em seu nome.

Contei essa história porque lembrei de todas as pessoas que me procuram pedindo ajuda, dicas e ideias para começar a vender seus próprios aplicativos.

Os engenheiros ninjas da Fábrica de Aplicativos tornaram incrivelmente simples para qualquer pessoa criar um aplicativo de alto nível, mas como você pode transformar isso num negócio?

Minha dica de hoje é simples: Use a estratégia do Dr. Rey.

 

Os passos do Sucesso

 

Se você quer vender aplicativos mas ainda não é uma celebridade, não é sequer conhecido e não tem muito dinheiro para investir em propaganda, siga estes passos:

Passo 1 – Procure alguém importante na sua comunidade. Pode ser um grande lojista da sua cidade, um cantor famoso, uma professora de piano. Alguém que seja conhecido.

Passo 2 – Proponha para esta pessoa uma troca. É sempre mais fácil começar a negociar mediante uma troca já que as pessoas costumam ser mais cautelosas com dinheiro. Com uma troca é mais fácil fazer seu primeiro negócio com apps.

Passo 3 – Explique que você cria aplicativos pra celular e que seria interessante para esta pessoa ter seu próprio app, seja para vender mais, para se diferenciar no mercado, para amplificar o alcance da sua mensagem. Enfim, explique os benefícios de se ter um app.

Passo 4 – Peça algo em troca pela criação e manutenção do aplicativo. Por exemplo, eu já troquei app por violão, por aulas na academia, por um celular. Minha última troca foi por um programa completo de coach com uma especialista em prosperidade chamada Nara Müller (conto logo mais). Seja criativo! Descubra o que a pessoa pode trocar com você. Se for uma loja de roupas você poderia escolher algumas camisas. Se for uma professora de música poderiam ser aulas de piano.

Passo 5 – Crie o aplicativo, ensine como divulgar, receba sua parte na troca e comemore! Você já tem um primeiro aplicativo rodando no mundo real. Alguém que é reconhecido na sua comunidade aprovou a sua habilidade de entregar um app que funciona.

Para os próximos clientes que virão a mensagem é clara “Alguém importante e reconhecido já aprovou este cara. Vou ouvir o que ele tem a dizer, talvez me interesse ter um aplicativo também.”

Passo 6 – Procure outro cliente. Explique os benefícios de se ter um app… e apresente o primeiro aplicativo que você criou anteriormente. Diga que ele já está funcionando há tantas semanas, que é útil, que tantas pessoas o baixaram. Entendeu? Você já ESTÁ no mundo dos apps e é alguém que gera valor por meio de um aplicativo.

Passo 7 – Cobre dinheiro. Sim, pode começar cobrando pouco, cobrando muito, não tô nem aí se você vai cobrar R$ 10,00 ou R$ 10.000 – Aliás, se conseguir cobrar 10 mil me liga ensinando como fez. O importante é cobrar por este segundo app.

Passo 7,5 – Contrate um plano pago. Você precisa parecer profissional e vai querer tudo funcionando direitinho, não é? Cobre o suficiente para pagar dois ou três planos especiais dentro da Fábrica e ainda sobrar um bom dinheiro para você investir em cartões de visita, no seu site, novas visitas a clientes importantes. A partir de agora você precisa pensar como empreendedor e administrar seus recursos.

Se precisar de mais dicas, estarei por aqui.

Um grande abraço, sucesso e bora usar a estratégia do Dr. Rey!

 

* Artigo do nosso Convidado e Apper Colaborador

Alexandre Lima – Colaborador do Blog da Fábrica

Apper Certificado, Empreendedor Digital e fotógrafo nas horas vagas

rp.alexandre@gmail.com

 

Saiba mais:

Tire as suas dúvidas sobre o programa Apper Certificado.

Inscreva-se já! O nosso programa pode mudar a sua vida.

 

4 Comments
  • Posted at 4:52 PM, 30/04/2015

    Gostei muito das dicas, dos passos para o sucesso.

    • Posted at 7:14 PM, 27/05/2015

      Oi, Tânia! Fico feliz que tenha gostado! Você já cria seus apps? Compartilha aí com a galera!
      Abs!

  • Thiago Carrino
    Posted at 6:54 PM, 16/07/2015

    Muito bom o post…Estou querendo iniciar no ramo mobile, e estou com uma grande duvida, quanto cobrar por um App, como calcular o valor…
    Gostei mutio do Apper…

    Obrigado…

  • harildo
    Posted at 7:44 PM, 18/07/2015

    Gostei da história de vida do Dr. Ray, e mais ainda das dicas.