Login: Por que usar?

Login no App – Você sabe quem é o usuário do seu app?

Quem não quer conhecer mais sobre o usuário do seu app? Para isto, a Fábrica de Aplicativos disponibilizou mais um recurso para os apps, o Login do usuário! Ele é uma ferramenta indispensável para quem desenvolve um aplicativo e é o primeiro passo para aumentar o entendimento sobre os usuários.

É possível ter informações sobre quem é e quantos são os usuários cadastrados no seu app. Neste post iremos apresentar maneiras de como você pode utilizar esta novidade no seu app para impulsionar o seu crescimento e os downloads, além do engajamento dos usuários!

O valor da informação

Vocês sabem que o Google só é o Google porque ele é a empresa que possui o maior número de informações sobre os usuários da web inteira, certo? Ao utilizar o Login, você vai ter um ativo precioso: a base de usuários.

Muitas outras empresas estão interessadas em adquirir uma lista de potenciais clientes para sua marca ou até mesmo pagar para ter sua marca exposta para eles. Com os recursos Login e Google Analytics da Fábrica, você pode saber quem são seus usuários, nome, e-mail, se são homens, mulheres, jovens, idosos, se gostam de tecnologia ou esportes e assim aproveitar estas informações para monetizar e aumentar o valor do seu app.

Sobre a funcionalidade

Para entender um pouco mais sobre essa funcionalidade, existem 3 possibilidades para o desenvolvedor escolher: a primeira é deixar o Login desativado, assim o usuário entrará diretamente no app. A segunda é o Login não obrigatório, o qual o usuário pode acessar o app e escolher se faz o cadastro ou não. E o último é o Login obrigatório, que pode ser feito através do Facebook (Assista o video clicando aqui).

O login está disponível em todos os planos e veja mais abaixo no post quais são as permissões de cada um.

E depois?

Será gerado um banco de dados com as informações dos usuários cadastrados e ele estará disponível na área de detalhes do seu aplicativo, em usuários do app.

login-opcional

Imagem: Login não obrigatório com o botão pular em destaque

Estratégia de e-mail marketing

Com o login, primeiramente, você terá acesso ao e-mail de todos os usuários cadastrados. Isto permite a realização de campanhas de e-mail tanto para vendas, promoções, sorteios e conhecer melhor o seu usuário. Existem diversas plataformas para trabalhar com a base de usuários no envio de e-mails em massa, como Lead Lovers, SendGrid e MailChimp.  Algumas delas são gratuitas para uma base pequena e possui planos pagos com mais recursos, assim como a Fábrica de Aplicativos.

Normalmente estas plataformas trabalham diretamente com o formatos de arquivos que permitirão que os criadores de apps baixem os dados em CSV e também .XLS (Microsof Excel).

Para engajar mais o usuário

Para engajar mais o usuário alguns aplicativos estão realizando sorteios e promoções exclusivas para quem se cadastrou no app. Assim, o usuário vai acessar mais o aplicativo e entender os outros benefícios do app.

Além de promoções, você também pode enviar e-mails alertando de novidades e atualizações do aplicativo. Será outro canal para você engajar o seu usuário no app.

Não se esqueça de enviar um push e e-mail para avisar o resultado do sorteio!

Para conhecer o usuário

Com o e-mail dos usuários em mãos, você pode enviar e-mails com formulários. Existem diversas plataformas para construir formulários, como Google Forms, TypeForm e JotForm. Procure capturar outras informações como o número de telefone, profissão, data de nascimento e outros.  Assim você pode se aproximar mais do usuário e realizar uma estratégia sem custos altos e que geram enorme resultado.

Não esqueça de oferecer algo em troca para o preenchimento dessas informações, não existe almoço grátis!

Acesso restrito

Seu app contém informações que não podem ser acessadas por qualquer pessoa que fizer o download do app? Com o acesso restrito, o criador do app poderá restringir quais são os usuários que podem acessá-lo. Este controle pode ser feito em detalhes do app, clicando em usuários do app.

É uma ferramenta essencial para apps de comunidades fechadas que contém informações confidenciais e exclusivas. A importância dos dados seguros e confidenciais pode ser suprida com este recurso. Alguns casos de uso são:

  • Apps de comunicação interna de empresas, desenvolvidos pelas áreas de RH para melhorar o endomarketing ou marketing interno das empresas
  • Apps de comunicação de times de vendas, desenvolvido por gestores de equipes
  • Apps de comunidades fechadas, como Rotary Club e Maçonaria, onde a informação é confidencial aos associados
  • Apps para escolas, faculdades, EAD, personal trainers, que contém conteúdos exclusivos para alunos e assinantes

Quem tem direito a utilizar o recurso do Login

Todos os planos de apps da Fábrica podem utilizar o recurso do cadastro. A diferença está no número de usuários cadastrados que o criador do app poderá ter acesso.

São 10, 50, 500 e ilimitado o número de usuários visíveis para os planos grátis, bronze, prata e ouro, respectivamente. Assim, se um app que está no plano Prata, por exemplo, tiver 501 usuários cadastrados no app, ele só vai ter acesso às informações dos 500 primeiros. Para liberar a informação do 501º, o apper deve realizar um upgrade do seu plano.

Pontos de atenção

Caso o seu app esteja publicado no Google Play (Android) ou na App Store (Apple), a versão precisa ser atualizada nas lojas, pois é uma funcionalidade nova da plataforma.

Para configurar o login pelo Facebook, acesse aqui o artigo em nossa central de ajuda para auxiliá-lo.

Enorme obrigado!

Escreveremos na próxima semana um post de como você pode utilizar o Login e o Google Analytics para entender melhor o seu usuário e como você poderá melhorar o seu app. Esperamos que tenham gostado do post e caso tenham sugestões comentem abaixo!

Hugo Yang  e Thammy Ramires

 

2 Comments
  • Posted at 1:28 PM, 14/03/2017

    Achei muito interessante este recurso no aplicativo, mais fica o ponto fraco. As vezes encontramos clientes como igrejas querem um apper para todos os membros, porem quer que no mesmo apper tenha uma area vip para se comunica com lideres de célula.
    Esta opção login não da esta opção para separa abas livre e abas bloqueadas.

    Fico no aguardo em solução neste caso.

    • Thammy Ramires
      Responder
      Posted at 3:40 PM, 19/05/2017

      Olá Cristiano, boa tarde!

      A sugestão de colocar o login por aba foi enviada à equipe técnica 🙂

      Abs.

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website