Crie um app sem saber programação

Você já reparou como a maioria das pessoas à sua volta não desgruda do celular? Repare: caminhando pelas ruas, carros, dentro do ônibus, nas praças – ninguém larga o celular. Agora imagine um aplicativo celular só seu, com seu conteúdo exclusivo, mostrando as fotos do seu produto, seu telefone de contato ou um vídeo do seu evento. Perceba que o seu conteúdo pode ser acessado via celular por estas mesmas pessoas que você encontra diariamente. Interessante, não é?

Mais de 350 mil apps já foram criados na nossa Fábrica de Aplicativos. Pessoas iguais a você, no mundo todo, estão criando e divulgando aplicativos mobile com todo tipo de tema que você pode imaginar: fã clubes, times de futebol, restaurantes, eventos empresariais, festas de aniversário, clínicas de estética, blogs, receitas… até uma loja de carro em Dubai tem um app feito com a nossa plataforma! A lista é grande e cresce a cada dia. Se você tem um negócio, ideia ou conteúdo interessante, vale a pena criar um app sobre isso. Para te ajudar a fazer parte desse mundo mobile criamos esse passo a passo. Qualquer dúvida,  é só deixar um comentário que a gente te responde.

Ao final desse passo a passo teremos criado um aplicativo como este:

Aplicativo Páginas

1. Acesso à Fábrica de Aplicativos

Entre no site www.fabricadeaplicativos.com.br e clique no botão “Comece Já!” Você vai ser direcionado para a tela abaixo em que poderá se cadastrar usando sua conta de Facebook ou e-mail:

Tela de Cadastro

2. Escolha a cor principal do aplicativo

Depois que sua conta for ativada e você estiver logado na Fábrica de Aplicativos a tela abaixo será exibida. Nela você escolhe a cor principal do seu aplicativo. Basta clicar na cor de sua preferência.

Tela cor do tema

3. Personalize ainda mais

Você pode personalizar seu app com as imagens que desejar. Para isso você precisar criar e enviar para a Fábrica de Aplicativos três imagens principais: tela de abertura, tela de fundo e cabeçalho, conforme explicado abaixo.  Você pode fazer isso usando um editor de imagens. Saiba como criar estas imagens lendo este post: Como personalizar as imagens do seu app
E para enviar as imagens,  role a tela até embaixo e clique no item que deseja enviar:

Tela de Tema

Quando você clica num item, Abertura, por exemplo, uma aba se abre como na tela acima. Nesta aba você tem a opção de enviar uma imagem para a plataforma ou então selecionar uma imagem enviada anteriormente.

E é bem fácil enviar uma imagem – Clique em “Imagem Customizada” e uma tela se abrirá mostrando as pastas do seu próprio computador. Aponte para a imagem que deseja enviar e clique em abrir. A plataforma mostrará a imagem escolhida, marcada com um tik verde e branco.

Para enviar a imagem de cabeçalho e a tela de fundo basta clicar em seus respectivos ícones e carregar as imagens como acabou de ver com a tela de abertura.

As medidas das imagens

– Abertura: É a primeira imagem que a pessoa vai ver quando clicar no ícone do seu app. As medidas dessa imagem devem ser de 320 pixels de largura por 460 pixels de altura.

– Cabeçalho: É a imagem que fica no topo do seu app assim que ele é aberto. Nele você pode colocar o nome do seu app ou qualquer imagem que indique para o usuário qual o conteúdo do seu aplicativo. As medidas dessa imagem devem ser de 320 pixels de largura por 80 pixels de altura.

– Fundo: Esta imagem pode ser vista sempre que o usuário do seu app clicar em alguma aba. No momento em que o app fizer a transição entre a aba atual e a próxima aba você verá a imagem de fundo. As medidas dessa imagem também devem ser de  320 pixels de largura por 460 pixels de altura.

Capriche na criação. Estas imagens dão ao seu app uma aparência única. Se você criar imagens ruins ou de baixa qualidade, seu app vai ficar com uma aparência amadora.

IMPORTANTE:  As imagens que você criar para seu app precisam ter exatamente as medidas indicadas acima ou não vão funcionar. Você pode usar qualquer programa para criar estas imagens: Photoshop, Corel Draw, Gimp, Paintbrush… tanto faz. O importante é usar as medidas adequadas para cada imagem, ok? E fique tranquilo – você pode alterar estas imagens depois, quantas vezes quiser. Tudo pronto? Imagens enviadas?  Clique no botão “IR PARA O PRÓXIMO PASSO”  no final desta tela.

4. Escolha o tipo de conteúdo do seu app

Na tela que se abriu você vai escolher de que forma vai passar seu conteúdo para as pessoas. Você deve pensar na melhor maneira de comunicar sua mensagem. Imagine qual será a melhor forma de divulgar a sua ideia, projeto ou negócio: colocando várias fotografias? Escrevendo alguns textos? Que tal fazer um vídeo e divulgar pelo seu app? As pessoas podem querer te ligar, é uma boa ideia divulgar seu telefone e e-mail… Agora é o momento de planejar tudo isso.

A Fábrica de Aplicativos oferece a você muitas opções de estrutura para colocar seu conteúdo. Vamos ver o que temos para hoje:

Tela de Conteúdo

Dê uma olhada geral nesta tela. Aqui na empresa a galera chama esses quadradinhos aí em cima de “abas”.  Quando se clica em algum deles o sistema cria no seu aplicativo uma aba para você adicionar conteúdo. É bem simples e intuitivo. Por enquanto você pode escolher até 10 dessas abas e cada uma delas tem uma função específica no seu app. E você pode usar mais de uma no mesmo app, fique à vontade. Agora vamos dar uma olhada nos mais utilizados:

Tela de Conteúdos

Álbum de Fotos: Com esta aba você pode criar facilmente uma galeria de fotos no seu app. É preciso enviar uma foto de cada vez e colocar legenda nas imagens. Se você tem poucas fotos a compartilhar, use esta aba. Se precisa compartilhar mais fotos prefira a aba do Flickr. É mais prático para divulgar um grande número de imagens. Acredite, você vai me agradecer pela dica.

Álbum de Fotos

Facebook: Coloque o link para a sua fanpage e todas as atualizações que fizer pelo Facebook poderão ser vistas automaticamente pelo app. É preciso ficar atento: Esta aba só funciona com páginas públicas. Se você colocar uma conta privada, em que o conteúdo não pode ser acessado sem que você esteja logado no Facebook, esta aba não vai funcionar.

Facebook

Flickr: Tem uma conta no Flickr? Você pode usá-la com esta aba! Sempre que colocar novas fotos no seu Flickr elas poderão ser vistas por todos que acessarem seu app. Um outro recurso muito bom para você que tem vários apps e precisa gerenciar diferentes álbuns com o Flickr é usar essa dica de integração com a aba de MRSS. Ao meu ver é a forma mais prática e fácil de se compartilhar várias imagens ou diferentes álbuns pelo seu aplicativo.

Galeria de Áudios: Com esta aba você consegue divulgar o som da sua banda, a gravação da sua filha recitando poesia, as aulas da faculdade, as felicitações aos noivos num app de casamento – o que você imaginar. Basta gravar o áudio e enviar o arquivo para a nossa plataforma que automaticamente será criada uma playlist com seus arquivos.

Lista: Esta aba permite colocar uma pequena imagem e um texto no seu app. Imagine criar um app sobre um restaurante em que uma das abas seja “Cardápio”. Você poderia usar a aba de Lista para mostrar uma imagem e descrição de cada prato. É simples: envie uma fotografia do prato do dia e abaixo o descreva.

Lista de Textos: Tem o mesmo funcionamento da aba de Lista, porém sem imagens.É uma aba extremamente versátil. Na lista de texto podemos colocar códigos que, ao clicados, permitem enviar e-mails, fazer ligações e baixar arquivos. Ou ainda colocar imagens no meio dos textos. Com toda certeza você usará muito esta aba.

Mapa:Quem nunca se perdeu procurando um endereço importante? Com a aba de mapa você ajuda o usuário do seu app a se achar já que ele mostra na tela do celular um mapinha dos arredores do seu endereço. Para usar esta aba você só precisa colocar o endereço desejado conforme aparece no Google maps.

RSS: Uma vez uma aluna perguntou “Professor, para que serve a aba de risos?” Eu respondi: “Pra gente ficar feliz em não ter que atualizar o app a toda hora…” Então expliquei que o nome dessa aba se pronuncia érri, éssi, éssi e não rss ( risos ) como ela havia entendido. Essa aba é um agregador de conteúdo, ou seja, se você tem um blog em que coloca conteúdo com frequência e gostaria que seus leitores acompanhassem esse conteúdo via celular, você pode escolher a aba de  RSS como mais um item do seu app.

Cada vez que publicar um post no seu blog ele automaticamente aparecerá no seu app sem que você precise acessar a Fábrica de Aplicativos e colocar no app o mesmo conteúdo do blog. Percebeu o trabalho que você economiza por usar a aba de RSS? É ou não é para dar risada? Para que isso seja possível você precisa do Feed do seu Blog. Esse Feed é um link que diz ao app onde buscar o conteúdo que você quer divulgar. Esse link se parece com algo assim: www.seublog.com.br/feed  ou www.seublog.com.br/rss

Twitter: Quer divulgar no seu aplicativo todo conteúdo que você publica no Twitter? Escolha esta aba e informe seu usuário. Tudo o que você publicar na sua conta aparecerá no aplicativo automaticamente. Se tiver problemas com o preenchimento não se preocupe. Vamos publicar um post te ensinando a fazer isso.

Vídeos: Esta aba funciona como a aba Álbum de fotos – você envia um vídeo de cada vez e ele fica hospedado na nossa plataforma. Você consegue colocar vídeos com até 12 Mb. Com este limite de tamanho você conseguirá compartilhar um vídeo curto com resolução razoável.  Particularmente prefiro usar a aba do Youtube.

Youtube:Com esta aba você adiciona vídeos no seu app puxando os vídeos da sua conta no Youtube sem dor de cabeça. Subiu um vídeo novo, favoritou algum vídeo ou criou uma playlist na sua conta do Youtube? É só escolher o que quer exibir e a Fábrica de Aplicativos faz o resto por você. De uma forma muito simples você consegue exibir um ou mais vídeos no seu aplicativo.

5. Adicione o seu conteúdo no app

Como dizia meu avô, agora é que a porca torce o rabo: você já escolheu qual o formato da sua mensagem ( se vai ser vídeo, foto, música ou texto) e decidiu quais abas vai usar. Chegou a hora de colocar o CONTEÚDO do seu app –  a moeda de troca mais valiosa da internet. A partir das abas que você escolheu, adicione seus textos, fotos, vídeos, músicas… o que desejar. Clique no ícone de cada aba escolhida e uma tela de edição se abrirá. Preencha cada aba com seu conteúdo correspondente, envie fotos, escreva textos e adicione números de telefone. É simples como escrever e-mails ou usar o Facebook.

Dica de conteúdo: Preste atenção à correta utilização da Língua Portuguesa :

“porque na moral mano, um testo mau escrito sempre vai te causar pobremas de imagem con seu publico, né não?”

Só para garantir meu emprego, é bom explicar: a menos que  seja intencional  ou você tenha criado um app para um público muito específico, procure evitar o uso de gírias e abreviações que ninguém entende. E a forma correta da frase acima é “Porque, afinal, um texto mal escrito sempre vai te causar problemas de imagem com seu público, não é?”

Se o conteúdo é bom, seu app é bom. Se o conteúdo é ruim, seu app é péssimo. Fique atento aos detalhes.

Dica de design: Quando criar seu app você vai ver que cada aba tem um ícone com um desenho genérico. Para que seu app fique mais bonito será preciso criar ícones próprios para cada uma destas abas. Você pode fazer isso da mesma forma que criou aquelas três imagens principais: use um programa de edição de imagem e crie ícones com 128 x 128 pixels. Se você não sabe como fazer isso mas quer de qualquer jeito deixar seu app mais bonito, procure um site de ícones prontos e salve algumas imagens da sua preferência. Eu uso este: www.iconfinder.com. Depois de escolhida a imagem que deseja basta clicar em “Alterar o ícone” – debaixo de cada ícone genérico que encontrar – e enviar o ícone que você preferir.

Assim que estiver satisfeito com seu conteúdo, clique no botão “ir para o próximo passo”. Uma tela de confirmação se abrirá. Clique em “confirmar” e vá para a próxima tela.

6. Envie o ícone principal

Estamos quase lá! Chegamos à última tela de criação do seu app. Antes de publicá-lo você precisa enviar o ícone principal. É o primeiro ícone que as pessoas vão ver no celular. Assim que um usuário clicar neste ícone aquela tela de abertura que você enviou lá no começo vai aparecer e depois seu conteúdo será apresentado.

Crie um belo ícone para seu app, afinal é o primeiro contato que a pessoa vai ter com seu conteúdo. Para enviar este ícone basta clicar em “Mude o ícone do Aplicativo”. Uma tela será aberta e mostrará as pastas do seu próprio computador. Aponte para o ícone que você criou e clique em abrir. Só isso! Se precisar de ajuda na criação dos seus ícones esse post vai te ajudar: Como criar um ícone

Ícone do app

IMPORTANTE: Sem um ícone a coisa não anda. Seu aplicativo não será gerado. Escolha um ícone qualquer se estiver começando a criar seu app. Você pode mudar este ícone mais tarde, quantas vezes quiser.

Você também pode enviar um ícone para a aba Compartilhe. Esta aba ajuda seus usuários a distribuir e compartilhar seu app por aí, com os amigos e parentes. Não é obrigatório criar uma imagem para esta aba mas é aconselhável se você quiser que seu app seja totalmente personalizado. A forma de envio é a mesma do ícone principal: Clique em “Mude o ícone de compartilhe”, uma tela se abrirá mostrando as pastas do seu próprio computador. Você aponta para a imagem do ícone de compartilhe que você criou e clique em enviar. A imagem que você escolher irá aparecer imediatamente, indicando que o envio foi completado. Simples, né?

7. Dê um nome para seu app

As imagens estão lá, o ícone já foi escolhido, sabe o que está faltando? UM NOME!!! Sem um nome seu app  não pode existir.
Você vai querer que as pessoas baixem e acessem seu app, certo? Importante lembrar: as pessoas tem centenas de aplicativos em seus celulares, por isso você precisa ficar atento a duas coisas: Escolher um bom nome e uma URL para seu app.

O nome do app é o texto que vai aparecer na tela do celular do usuário depois que ele baixar seu aplicativo.

A URL é o link que o usuário precisa digitar para acessar o seu app. Por padrão, a Fábrica de Aplicativos usa o nome do seu app como URL mas você pode mudá-la como quiser. Imagine que você criou um app para a loja de roupas da Verônica e deu o nome super criativo de  “Loja da Veca”. O link do seu app ficará assim: app.vc/loja_da_veca
Se o app se chamasse simplesmente “Veca” sua URL gerada automaticamente seria: app.vc/veca
Estamos entendidos sobre nomes e URLs? Qualquer dúvida é só enviar um comentário.

Dica: Use nomes e URLs curtos ou abreviados. Já pensou alguém ter que digitar no celular: app.vc/app_do_restaurante_do_alexandre_feijao_feliz?

Não vai dar muito certo porque provavelmente muitas pessoas vão errar ao digitar um nome tão longo como este. Prefira algo como: app.vc/feijao_feliz

Mais fácil, não é?

Na tela abaixo você vai colocar o nome do seu app:

Nome do App

Como você pode ver, também é preciso escolher uma categoria para seu app. Escolha algo que tenha a ver com o tema do seu aplicativo e pule para o descritivo.

Aqui a porca torce o rabo – parte II. As pessoas vão acessar o seu app, vão ler sobre ele quando você o divulgar por aí. É importante criar um bom descritivo. Eu aconselho você a dizer o que as pessoas irão encontrar dentro do seu app. Não precisa ser nada muito comprido, mas deve me convencer a baixar e acessar o seu conteúdo, entendeu? Pensa, pensa, pensa!

IMPORTANTE TAMBÉM: Você vai querer que as pessoas encontrem o seu app. Que tal ajudar os robozinhos do Google a fazer isso? Depois da descrição você tem mais um campo para preencher – as tags (que em bom Português significam “etiquetas”). Na internet essas tags são palavras-chave que descrevem o seu conteúdo para que os buscadores como Google ou Yahoo saibam do que o se trata o seu aplicativo. Escolha tags relevantes e que indiquem qual o tema do seu app e qual conteúdo podemos encontrar nele.

8. Publique, escolha seu plano e divulgue

Tudo ok até aqui? Você tem um bom nome para o app, URL e descritivo? Então clique no botão “Publicar” A plataforma exibirá uma mensagem perguntando se você tem certeza de que deseja publicar. Clique em confirmar. Você verá a tela abaixo:

Escolha do Plano

 

Nesta tela você escolhe se deseja que seu app continue gratuito, com até 10 abas e publicidade, ou se deseja contratar um maior número de abas, retirada de publicidade e mais algumas melhorias como inserção de uma página web no app ( com a possibilidade de criar um formulário para envio de dados, reserva de mesas num restaurante, cadastro de e-mail…) e a aba mural, que permite que seus usuários deixem mensagens dentro do app que serão visíveis a todos.

Se clicar em “mensal”, “semestral” ou “anual”, você será direcionado para a página com as informações de cobrança. Depois de efetuar o pagamento será redirecionado à página de gerenciado do seu app.

Se clicar em “Não quero” você será direcionado à página de gerenciado do seu app, como você abaixo:

Gerenciamento do App

Nesta tela você vê uma prévia do seu app à direita e várias informações importantes sobre o seu aplicativo. Lembre-se que a plataforma gera três versões de seu app, uma para IOS, outra para Android e Java. Dependendo do modelo e versão do sistema operacional de cada celular, essa visualização pode variar. Vamos dar uma olhada nas informações dessa tela:

Na primeira parte você encontra o nome do app e o ícone principal, data de criação, atualização, botão editar e apagar:

Detalhe Gerenciamento do App

Quer mudar algo no seu app? Acrescentar conteúdo, mudar a ordem em que as abas aparecem? Basta clicar no botão “editar” e voltar à estrutura do app para modificar o que quiser. Depois que fizer as alterações o processo de publicação é o mesmo: Ir para o próximo passo, confirmar, publicar e confirmar. Seu conteúdo será atualizado e as pessoas que já tem seu app instalado não precisam baixá-lo novamente para ver estas mudanças. Assim que acessarem seu aplicativo elas verão as alterações que você fizer. Só não altere a URL do seu app após divulgar para as pessoas. Se você mudar a URL vai perder todo seu público já que ninguém mais vai conseguir acessar seu app.

Divulgue por conta própria!

As pessoas precisam saber que seu app existe e se você não o divulgar ninguém vai baixá-lo. Então você precisa olhar essa parte com atenção. É nela  que você encontra o QR Code e  link do seu app.  Este é o link que você deve divulgar: coloque em cartões de visita, no seu site, folhetos, adesive seu carro, mande para as pessoas via SMS, e-mail, bluetooth, bilhete, correio elegante, sinal de fumaça, pombo correio ou telepatia.  Faça o que sua criatividade mandar, mas FAÇA!

E um jeito bem prático de divulgar seu app é pelo uso do QR code. Por meio desse código que você vê abaixo, acessar seu aplicativo por pelo celular fica muito fácil. Basta seu usuário ter instalado no aparelho celular um leitor próprio para estes códigos. Então, em vez de digitar a URL do seu app, a pessoa que quiser acessar e baixar seu app só precisa ativar o leitor de QR Codes do celular, apontar para o código e pronto! Seu app será aberto na tela do celular.
QR CODE

E logo abaixo do link do seu app você encontra botões para divulgação por e-mail e redes sociais. Clique no ícone que desejar e faça sua divulgação. Se quiser ser conhecido é preciso criar um bom conteúdo e depois divulgar criativamente o seu app. Mãos à obra!

Agora é com você! Após criar o seu app o trabalho não termina: é hora de divulgar, rever o conteúdo constantemente e atualizar o aplicativo para manter as pessoas interessadas. Qualquer dúvida é só escrever nos comentários.

Até a próxima!

3 Comments
  • Posted at 12:07 PM, 06/06/2016

    Olá, parabéns muito bom o conteúdo.

  • Vinícius
    Responder
    Posted at 4:43 PM, 08/06/2016

    Parabéns! Gostei muito dessa novidade, Ja até criei um app pra testes.

  • Posted at 3:43 PM, 30/08/2016

    Novidades sempre são bem vindas, nos dias de hoje temos aplicativos pra tudo, no setor de viagens esses aplicativos são bem importantes e necessários.

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website