6 moblets que você precisa ter no seu app

Você teve uma ideia para criar e desenvolver um app, mas e agora? Como estruturar esse aplicativo? Quais funcionalidades colocar nele de acordo com o conteúdo que necessito? Este post vai te ajudar a responder essas dúvidas e a criar um app ainda mais funcional e produtivo.

 

Quando nós pensamos em aplicativos o que vem à cabeça é algo prático e extremamente útil, que pode facilitar o nosso dia a dia, os nossos compromissos, as nossas idas ao banco, às lojas, entre outras coisas, não é verdade?

 

Aqui na Fábrica de Aplicativos nós utilizamos a palavra “moblet”, que é como chamamos as nossas funcionalidades e para você se familiarizar ainda mais, iremos falar mais abaixo sobre os 6 moblets – ou funcionalidades – que você não pode deixar de ter no seu app.

 

# 1 – Moblet Álbum pro

 

O Álbum Pro é bem parecido com o moblet álbum, mas a diferença é que ele tem um outro layout, pois funciona como um slide na hora de passar de uma foto para outra, além de ser possível inserir título e uma descrição para cada imagem.

 

Incluir imagens e fotos no seu app é interessante, pois pode chamar mais a atenção do usuário na hora de utilizar o seu aplicativo. Sem contar que, independentemente de qual categoria que o seu app esteja inserido, você consegue inserir fotos de diversos segmentos, seja de pizzaria, restaurante, academia, escolas, guias, hotéis, pousadas, clínicas, enfim, do que você precisar!

 

Inserir boas fotos dentro de algum conteúdo onde há textos chama mais a atenção do usuário, pois é algo mais interativo com quem está navegando pelo seu app. Além disso, você pode editar essas fotos ou imagens em programas como o Photoshop Online, por exemplo, para deixar elas com um ar ainda mais profissional.

 

Lembrando que o tamanho máximo das imagens é de 12 MB e o formato pode ser jpg ou png.

 

Álbum Pro

 

# 2 – Moblet Lista pro e lista de texto pro

 

Você deve se perguntar: qual a diferença entre esses dois moblets, não é mesmo? Na verdade, elas são praticamente iguais, o que diferencia é que na lista pro  tem um campo para inserir imagem e ela vai aparecer no topo da aba, quando você abrir o item. Já a lista de texto  não possui esse campo de imagem, apenas título e descrição.

 

A parte de conteúdo é igual para ambos e nele é possível inserir códigos em HTML, como tags para número de telefone, email, sites externos, imagens no meio do texto, deixar a palavra em negrito ou itálico. Além de colocar uma palavra com hiperlink, adicionar tabelas, escolher o alinhamento do texto, personalizar a cor do texto e do fundo do texto. Enfim, é uma infinidade de opções para deixar o seu app ainda mais incrível e a sua criatividade ir além.

 

 

# 3 – Moblet Login

 

O login  é uma funcionalidade extremamente importante para quem tem interesse em ter acesso às informações dos usuários do app. Por exemplo, você pode saber o email e o nome de quem acessa o seu aplicativo, caso você coloque o login obrigatório ou o não obrigatório. Porém, o não obrigatório faz com o que o usuário tenha a opção de “pular” essa etapa e acessar o seu app sem se cadastrar.

 

Outro ponto importante é o acesso restrito ao app, pois você pode colocar a opção de permitir quem acessa o seu app e você, como moderador, liberar determinado usuário. Isto é bem interessante para comunicação interna de empresas, comunidades fechadas, escolas, faculdades ou personal trainers que possuem conteúdo exclusivos para assinantes ou alunos, por exemplo.

 

Além disso, você também pode optar pelo login com o Facebook, onde o usuário coloca os dados da conta dele (email e senha) na rede social.

 

Ainda é possível fazer um download em csv. de todos os dados dos usuários cadastrados e você ter um mailing, para depois enviar email e entrar em contato com quem teve acesso ao seu app, fazer ações de marketing, etc.

 

Então você pode escolher uma das opções para colocar no seu app: sem login, login obrigatório ou não obrigatório.

 

Para saber como configurar o login no seu app, veja este vídeo  .

Login

 

# 4 – Moblet Mapa GPS

 

Esse moblet é diferente do mapa, pois nele é possível inserir mais de um endereço e os pontos ficam demarcados no app. Além disso, o usuário pode ativar a opção de GPS no aparelho e quando abrir o moblet mapa GPS, vai aparecer um balão azul sinalizando o local que o usuário está e nos endereços demarcados vai aparecer um balão vermelho, mostrando assim quais pontos estão mais próximos da localização dele.

 

Vale a pena inserir esse moblet no seu app, pois ele dá uma maior interação com o usuário, além de poder abrir pelo Google Maps, de inserir um título e o endereço ou, ainda, as coordenadas, como latitude e longitude.

 

 

# 5 – Moblet Offline

 

Depois de muitos pedidos, a Fábrica de Aplicativos inovou e lançou a funcionalidade offline.

 

Agora é possível você abrir o app sem estar conectado à internet. Mas vale ressaltar que as informações do último acesso é que são armazenadas no aparelho. Então se você abriu um determinado conteúdo ou uma imagem, por exemplo, estando no Wifi ou 3G, essa versão ficou salva no celular e a próxima vez que você abrir o app e estiver sem internet, esse mesmo conteúdo e essa mesma imagem vão carregar, pois já foram abertos anteriormente.

 

Quando o aparelho estiver offline e o usuário tentar acessar uma aba que não possui conteúdo armazenado no aparelho, o aplicativo exibirá a seguinte mensagem:

 

Você está Offline

 

Quando o aparelho estiver offline e o usuário tentar acessar uma aba que possui conteúdo armazenado no aparelho, o aplicativo exibirá a seguinte mensagem:

 

Última Atualização em:

 

Vale lembrar que em todos os casos que citamos acima: álbum pro, lista pro ou lista de texto pro, login, mapa GPS e offline só irão funcionar se o app estiver publicado nas lojas, Google Play  ou App Store .

 

E se você inseriu esses moblets depois de ter publicado o app nas lojas, Google Play  ou App Store, será necessário atualizá-lo para que o conteúdo funcione normalmente dentro do aplicativo.

 

# 6 – Moblet Tawk.To – chat online

 

O último moblet que é indispensável no seu app é o do Tawk.to. Lançado recentemente pela Fábrica de Aplicativos, esta empresa oferece um serviço gratuito de chat e sistema de mensagens, uma funcionalidade que aumentará a interatividade do seu app.

 

Com ele você poderá oferecer a oportunidade do usuário do seu aplicativo conversar em tempo real com você ou até mesmo deixar uma mensagem caso o você esteja offline. Com ele você poderá dar suporte ou até mesmo realizar vendas.

 

Como o Whatsapp e o Messenger são chats que utilizamos com amigos e familiares, seria ótimo ter esta funcionalidade para que você saiba diferenciar trabalho e diversão. Após inserir e configurar o Tawk.to no seu app, basta você instalar o app do Tawk.to no seu celular e começar a interagir com seus usuários! Para saber mais, veja o nosso artigo  na nossa Central de Ajuda.

 

Agora que falamos sobre os 6 moblets que você precisa ter no seu app, não deixe de criar um app agora mesmo e utilizar essas funcionalidades para deixar o aplicativo ainda mais incrível.

 

Vale a pena ler o conteúdo individual sobre cada moblet e entender a fundo o que ele pode agregar ao seu app.

 

Tem alguma sugestão de post para a Fábrica de Aplicativos? Nos envie nos comentários abaixo e quem sabe a sua dica pode ser o nosso próximo tema.

 

Abraços e sucesso,

Thammy Ramires

 

Veja também:

5 Apps Incríveis Feitos na Fábrica de Aplicativos

Inspirações – Casos de Sucesso

5 Tendências no Mercado de Aplicativos

7 Razões para Criar um App para o seu Negócio

 

2 Comments
  • Victor
    Responder
    Posted at 9:59 PM, 28/03/2017

    Ótimo post. Bem esclarecedor.

  • Thielisson
    Responder
    Posted at 7:45 PM, 01/04/2017

    Parabéns pelo post, me ajudou a esclarecer algumas dúvidas!

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website